Apresentação

O Serviço de Acessibilidade Informacional da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (AI/BU/UFSC) tem como o objetivo promover equidade no acesso à informação aos estudantes com deficiência visual ou outras deficiências que comprometam o acesso ao texto impresso, em nível de graduação e pós-graduação, concedendo suporte às suas atividades acadêmicas. Os recursos oferecidos são: conversão de materiais bibliográficos em Acervo Digital Acessível; orientação quanto ao uso de tecnologias assistivas voltadas para o acesso à informação — como notebooks e tablets com programas leitores de tela, lupas eletrônicas, máquinas braille, etc; desenvolvimento de projetos; e assessoramento no âmbito da acessibilidade informacional para a comunidade acadêmica.

Apresentaremos, a seguir, um breve histórico do setor, desde sua criação até os dias atuais. No ano de 2006, na Biblioteca Central, foi iniciado o projeto de criação e implementação do Ambiente de Educação Inclusiva (AEI), nesse momento, vinculado ao Serviço de Referência da BU. Em 2011, passou a caracterizar-se como Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI), ainda vinculado ao Serviço de Referência da BU.  Em 2016, foi institucionalizado como Divisão de Acessibilidade Informacional (AI), vinculado à Coordenadoria de Difusão da Informação da BU, tendo como propósito atuar na eliminação das barreiras informacionais, contribuindo no acesso à informação das pessoas com deficiência, por meio da adaptação de materiais em formato digital acessível, disponibilizando-o em seu acervo e, realizando o empréstimo de equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA) aos estudantes com deficiência, via Sistema Pergamum (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2016).

Inicialmente, a equipe de trabalho era constituída por duas auxiliares de biblioteca, as servidoras Clarissa Agostini Pereira e Marivone Richter e alguns estagiários bolsistas. Ao longo dos anos, alguns servidores passaram pelo setor. Clarissa foi quem permaneceu na equipe de 2011 a 2020 contribuindo com a estruturação do trabalho.

Fotografia colorida da sala do AI, através da abertura da porta de entrada, com uma placa amarela e azul escrito AAI - Ambiente de Acessibilidade Informacional. Ao fundo aparece a sala um pouco desfocada com as luzes acesas, as mesas de estudo com cadeiras azuis postas frente a frente, e três estantes com livros, pastas e materiais multimídia, sendo duas com as laterais azuis e uma com a lateral vermelha.

Entrada do AAI.

Fotografia colorida da sala do AI. No lado esquerdo aparecem duas estantes enfileiradas, a da frente com a lateral azul, com pastas em cima de suas prateleiras e a de trás vermelha com livros e materiais multimídia dispostos preenchendo as estantes. A parede ao fundo possui quatro quadros pendurados. No centro da imagem estão duas mesas de estudo, uma atrás da outra, cada uma com duas cadeiras azuis postas frente a frente. Em cima da mesa da frente há um livro em braille com a capa vermelha apoiado em um suporte e na mesa de trás há um globo terrestre. No lado direito há duas mesas juntas lado a lado, com dois computadores pretos sobre elas e duas cadeiras azuis com rodinhas em frente a cada um deles.

Mesas de estudo.

Fotografia colorida da sala do AI em perspectiva. No lado esquerdo há uma mesa de estudos com um globo terrestre em cima. Atrás dela, está uma mesa com computadores e duas pessoas sentadas em frente a eles conversando. Na parede ao fundo há um armário branco. No lado direito há uma mesa de atendimento com uma mulher trabalhando no computador. Em frente a ela aparecem dois sofás, um vermelho e um azul. Nas paredes da sala há quadros, cartazes e pôsteres.

Sala do AAI.

 Em 2020, durante o período de trabalho remoto decorrente da pandemia de Covid-19, a equipe tornou-se multiprofissional, com Douglas Raulino de Souza (Assistente em Administração); Jéssica Vilvert Klopper (Auxiliar de Biblioteca); Patrícia Muccini (Pedagoga em Educação Especial); e Suélen Andrade (Bibliotecária); e onze (11) estagiários, sendo dez (10) bolsistas de estágio não obrigatório matriculados em diversos cursos da UFSC e um(a) de estágio obrigatório do curso de Biblioteconomia.

Em 2021, diversas atividades e processos do serviço de Acessibilidade Informacional foram repensados, como as etapas de Produção de Acervo Acessível, as reuniões de orientação e supervisão coletiva com os estagiários, a criação e reformulação de documentos orientadores, etc. Houve também a reestruturação do espaço físico, para atender aos protocolos de retorno ao trabalho presencial, ocorrido em 2022.

Fotografia colorida da sala do AI em perspectiva. A esquerda aparece a parte de trás de dois armários cinza de aço. Em seguida uma mesa oval de reuniões com sete cadeiras azuis dispostas ao redor dela. Acima desta mesa, um mural preto com papéis colados nele. Ao fundo há três mesas de estudo com um computador em cima de cada uma e uma cadeira azul de rodinhas em frente a cada uma delas. Há três quadros na parede, um próximo de cada computador. À direita está a porta do AI aberta e um balcão, sobre o qual estão expostos dois folhetos do setor em displays.

Primeiro layout da sala do AI em 2022.

 

 

 

 

 

 

Entre os anos de 2022 e 2024, outros servidores colaboraram com o setor: Clarissa Kellermann de Moraes (Bibliotecária); Guilherme Goulart Righetto (Bibliotecário); e Juliane Fonseca Soares (Bibliotecária).

Atualmente, contamos com cinco servidoras: Hilda Carolina Feijó (Bibliotecária); Jéssica Vilvert Klopper (Auxiliar de Biblioteca); Patrícia Muccini (Pedagoga em Educação Especial); Suélen Andrade (Bibliotecária); e Tamara Nolasco Telles Reis (Técnica em Assuntos Educacionais). Além de oito estagiários, bolsistas de estágio não obrigatório matriculados em diversos cursos da UFSC.