Apresentação
O Serviço de Acessibilidade Informacional da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (AI/BU/UFSC) tem como o objetivo promover equidade no acesso à informação aos estudantes com deficiência visual ou outras deficiências que comprometam o acesso ao texto impresso, em nível de graduação e pós-graduação, concedendo suporte às suas atividades acadêmicas. Os recursos oferecidos são: conversão de materiais bibliográficos em Acervo Digital Acessível; orientação quanto ao uso de tecnologias assistivas voltadas para o acesso à informação — como notebooks e tablets com programas leitores de tela, lupas eletrônicas, máquinas braille, etc; desenvolvimento de projetos; e assessoramento no âmbito da acessibilidade informacional para a comunidade acadêmica.
Apresentaremos, a seguir, um breve histórico do setor, desde sua criação até os dias atuais. No ano de 2006, na Biblioteca Central, foi iniciado o projeto de criação e implementação do Ambiente de Educação Inclusiva (AEI), nesse momento, vinculado ao Serviço de Referência da BU. Em 2011, passou a caracterizar-se como Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI), ainda vinculado ao Serviço de Referência da BU. Em 2016, foi institucionalizado como Divisão de Acessibilidade Informacional (AI), vinculado à Coordenadoria de Difusão da Informação da BU, tendo como propósito atuar na eliminação das barreiras informacionais, contribuindo no acesso à informação das pessoas com deficiência, por meio da adaptação de materiais em formato digital acessível, disponibilizando-o em seu acervo e, realizando o empréstimo de equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA) aos estudantes com deficiência, via Sistema Pergamum (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2016).
Inicialmente, a equipe de trabalho era constituída por duas auxiliares de biblioteca, as servidoras Clarissa Agostini Pereira e Marivone Richter e alguns estagiários bolsistas. Ao longo dos anos, alguns servidores passaram pelo setor. Clarissa foi quem permaneceu na equipe de 2011 a 2020 contribuindo com a estruturação do trabalho.

Entrada do AAI.

Mesas de estudo.

Sala do AAI.
Em 2020, durante o período de trabalho remoto decorrente da pandemia de Covid-19, a equipe tornou-se multiprofissional, com Douglas Raulino de Souza (Assistente em Administração); Jéssica Vilvert Klopper (Auxiliar de Biblioteca); Patrícia Muccini (Pedagoga em Educação Especial); e Suélen Andrade (Bibliotecária); e onze (11) estagiários, sendo dez (10) bolsistas de estágio não obrigatório matriculados em diversos cursos da UFSC e um(a) de estágio obrigatório do curso de Biblioteconomia.
Em 2021, diversas atividades e processos do serviço de Acessibilidade Informacional foram repensados, como as etapas de Produção de Acervo Acessível, as reuniões de orientação e supervisão coletiva com os estagiários, a criação e reformulação de documentos orientadores, etc. Houve também a reestruturação do espaço físico, para atender aos protocolos de retorno ao trabalho presencial, ocorrido em 2022.

Primeiro layout da sala do AI em 2022.
Entre os anos de 2022 e 2024, outros servidores colaboraram com o setor: Clarissa Kellermann de Moraes (Bibliotecária); Guilherme Goulart Righetto (Bibliotecário); e Juliane Fonseca Soares (Bibliotecária).
Atualmente, contamos com cinco servidoras: Hilda Carolina Feijó (Bibliotecária); Jéssica Vilvert Klopper (Auxiliar de Biblioteca); Patrícia Muccini (Pedagoga em Educação Especial); Suélen Andrade (Bibliotecária); e Tamara Nolasco Telles Reis (Técnica em Assuntos Educacionais). Além de oito estagiários, bolsistas de estágio não obrigatório matriculados em diversos cursos da UFSC.



