Informações básicas

O serviço de produção de Acervo Acessível desenvolvido pela equipe da Acessibilidade Informacional da BU UFSC, atualmente, segue o fluxo apresentado a seguir:

Fluxograma composto por 6 retângulos com ações escritas dentro deles, ligados por setas que vão da esquerda para a direita. Um círculo verde indica o início do fluxo e um vermelho indica o fim. A sequência de ações indicadas pelas setas é: Recebimento dos materiais encaminhados pelos professores; Inclusão na Planilha de Gerenciamento de Solicitações; Adaptação conforme o Tutorial de Produção de Acervo Digital Acessível; Envio ao estudante por e-mail; Revisão Técnica; Catalogação e inserção no Sistema Pergamum.

Fluxograma das etapas da Produção de Acervo Digital Acessível

A ação de Adaptação conforme o Tutorial de Produção de Acervo Digital Acessível pode variar conforme o tipo e tamanho do material. Em geral, compreende as seguintes etapas:

  1. Conversão do material por software OCR;
  2. Revisão dos caracteres e correção ortográfica;
  3. Adaptação das referências visuais (tabelas, gráficos, fluxogramas, organogramas, etc.);
  4. Inclusão das descrições das imagens;
  5. Revisão da normalização;
  6. Revisão técnica com base na leitura dos softwares leitores de tela;
  7. Alimentação do catálogo interno do acervo adaptado de cada curso.

As etapas finais da produção de acervo acessível compreendem:

  1. Pré-Catalogação em planilha específica utilizando os dados Marc21;
  2. Revisão Técnica Dos Arquivos segundo o tutorial vigente;
  3. Catalogação Final de acordo com os campos Marc21; 
  4. Inserção no Sistema Pergamum.

Ao encaminhar materiais para a adaptação, solicitamos que estejam em formato PDF, sem grifos de qualquer natureza ou anotações, pois estas características prejudicam o processo de adaptação, inclusive impedindo a conversão feita pelo software utilizado. É importante também que os materiais que são fotocópias não estejam escuros.

Observação: Materiais didáticos produzidos por professores (planos de ensino, slides, atividades, provas, etc.) devem ser acessíveis, por esse motivo, os mesmos não serão adaptados pelo serviço de Acessibilidade Informacional. Para mais informações sobre o envio de materiais pelos professores responsáveis por disciplinas em que há estudantes com deficiência regularmente matriculados consultar o menu Professores.

Após passar por todos os processos de produção, o material pertencente ao acervo digital acessível é encaminhado diretamente aos estudantes com deficiência e disponibilizados no Sistema Pergamum mediante login e senha. A restrição de acesso às pessoas com deficiência é feita em cumprimento da Lei de Direitos Autorais, consolidada pela Lei nº 9.610/1998 (Link externo), da Política Nacional do Livro, Instituída pela Lei nº 10.753/2003 (Link externo) e do Tratado de Marraqueche, regulamentado pelo Decreto nº 10.882/2021 (Link externo).