Orientações sobre Empréstimo de Notebook para Pessoas com Deficiência
A Biblioteca Universitária (BU/UFSC), por meio do Serviço de Acessibilidade Informacional (AI), em conjunto com a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) informam sobre os procedimentos de empréstimo de Tecnologias Assistivas, especialmente de notebooks, para usuários com deficiência. O comunicado foi desenvolvido em parceria com o Serviço de Intérprete de Libras (SEI/UFSC), com tradução de Laís Benedetto e Viviane Barazzutti e edição de Franciane Rodrigues.
Leia o conteúdo do informativo na íntegra:
Orientações sobre empréstimo de notebook para pessoas com deficiência
A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC, realiza o atendimento de estudantes com deficiência que necessitam de recursos educacionais de acessibilidade e Tecnologia Assistiva para a sua permanência nos cursos de graduação e pós-graduação. Na UFSC para que os recursos de Tecnologia Assistiva sejam emprestados aos estudantes, é necessário que seja agendado um horário com a equipe da CAE, por e-mail, para que seja identificada a necessidade da tecnologia e posterior encaminhamento ao AI/BU. No entanto, é importante ressaltar que caso o estudante tenha somente a necessidade de empréstimo de notebook, e esse equipamento não se configure como Tecnologia Assistiva, o empréstimo não será autorizado.
Compreende-se por Tecnologia assistiva, todos os recursos e serviços que oportunizam autonomia das pessoas com deficiência a partir do seu uso. É importante salientar que cada condição de deficiência terá indicações específicas de equipamentos ou recursos adequados para a funcionalidade dos sujeitos que as utilizam. Por exemplo, indica-se, quando necessário, o uso de lupas e recursos ópticos para pessoas com deficiência visual. Contudo, estudantes surdos não terão direito ao acesso a notebooks, pois estes não se configuram como Tecnologia Assistiva para tal público.
O Serviço de Acessibilidade Informacional (AI) da Biblioteca Universitária (BU) oferece serviços de acesso à informação em formato acessível, principalmente com a produção de acervo digital acessível. A BU também oferece o serviço de empréstimo de Tecnologias Assistivas, realizado no balcão de empréstimos da Biblioteca Central (BC) com o apoio do AI e da Divisão de Tecnologia, Conteúdos Digitais e Inovação (TECDI). A produção de acervo é direcionada a estudantes com deficiência que utilizam softwares leitores de tela e o empréstimo das Tecnologias Assistivas ocorre a partir das demandas encaminhadas pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), após o acolhimento do estudante com deficiência pela equipe multidisciplinar. Lembramos que a identificação das demandas é feita de forma individualizada de acordo com a condição de deficiência dos estudantes. Por exemplo, a produção de acervo digital acessível e o empréstimo de gravadores, lupas, tablets e notebooks é direcionada apenas aos estudantes que utilizam softwares leitores de tela, isto é, pessoas cegas e/ou pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
As Tecnologias Assistivas são direcionadas a estudantes com deficiência devidamente habilitados para o empréstimo. Para ter direito ao empréstimo o estudante precisa:
- Agendar o atendimento pelo e-mail cae.proafe@contato.ufsc.br para identificação das demandas relacionadas à condição de deficiência junto à Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE). Caso sejam identificadas demandas de produção de acervo digital acessível ou empréstimo de Tecnologias Assistivas (TA), a CAE encaminhará uma Declaração ao serviço de Acessibilidade Informacional (AI) da Biblioteca Universitária (BU/UFSC);
- O AI fará a habilitação do estudante para o empréstimo da Tecnologia Assistiva e/ou acesso ao acervo digital acessível no sistema da BU/UFSC, o Pergamum;
- Depois de habilitado, o estudante poderá fazer o empréstimo diretamente no balcão de Empréstimos da Biblioteca Central da BU/UFSC.
O empréstimo dos equipamentos de Tecnologia Assistiva será realizado de acordo com a condição de deficiência, conforme as demandas identificadas e descritas pela CAE na Declaração e a funcionalidade de cada TA.