Apresentação
O Serviço de Acessibilidade Informacional da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) tem como o objetivo promover equidade no acesso à informação dos usuários, por meio da produção de acervo digital acessível in loco, orientação quanto ao uso de tecnologias assistivas disponibilizadas para empréstimo via sistema Pergamum, desenvolvimento de projetos e assessoramento no âmbito da acessibilidade informacional para a comunidade acadêmica.
No ano de 2006, na Biblioteca Central, foi iniciado o projeto de criação e implementação do Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI), primeiramente, vinculado ao Serviço de Referência da BU. Em 2016 foi institucionalizado como Divisão de Acessibilidade Informacional (AI), tendo como propósito atuar na eliminação das barreiras informacionais, contribuindo no acesso à informação das pessoas com deficiência, por meio da adaptação de materiais em formato digital acessível, disponibilizando-o em seu acervo e, realizando o empréstimo de equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA) aos estudantes com deficiência, via Sistema Pergamum (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2016).
Inicialmente, a equipe de trabalho era constituída por duas auxiliares de biblioteca, as servidoras Clarissa Agostini Pereira e Marivone Richter e alguns estagiários bolsistas. Ao longo dos anos alguns servidores passaram pelo setor. Clarissa foi quem permaneceu na equipe de 2011 a 2020 contribuindo com a estruturação do trabalho.
Em 2020, durante o período de trabalho remoto, por conta da pandemia de Covid-19, ocorreu uma ampliação significativa na equipe, constituindo-se um grupo multiprofissional: Douglas Raulino de Souza – Assistente em administração (desde 2016); Jéssica Vilvert Klopper – Auxiliar de biblioteca (desde 2020); Patrícia Muccini – Pedagoga em educação especial (desde 2018); Suélen Andrade – Bibliotecária (desde 2020); e onze (11) estagiários, dez (10) bolsistas de estágio não obrigatório matriculados em cursos diversos e um(a) de estágio obrigatório do curso de Biblioteconomia.
Já em 2021, diversas atividades e processos do serviço de Acessibilidade Informacional foram repensados, como as etapas de Produção de Acervo Acessível; as reuniões de orientação e supervisão coletiva com os estagiários; a criação e reformulação de documentos orientadores, etc. Houve também a reestruturação do espaço físico, para atender aos protocolos de retorno ao trabalho presencial, previsto para 2022.