Serviços

A Acessibilidade Informacional da BU/UFSC dispõe de serviços voltados à comunidade acadêmica (docentes e estudantes) e/ou externa:
  1. Orientação aos usuários com deficiência no uso adequado das fontes de informação e recursos tecnológicos;
  2. Produção de acervo no formato digital acessível;
  3. Orientação quanto ao uso de equipamentos de tecnologia assistiva para empréstimo ou uso na biblioteca central– Lupa, lupa eletrônica, audiolivro e dvd em libras, notebook, teclado adaptado, mouse adaptado, aparelho mp3, gravador, sistema FM, linha braile, máquina braile, material cartográfico, entre outros;
  4. Orientação quanto ao uso de computador e scanner com software acessível disponível na Biblioteca Central;
  5. Assessoramento em acessibilidade informacional para a comunidade acadêmica.
  6. Elaboração de pequenos textos em braile.

O principal serviço realizado pelo AI é a produção de acervo no formato digital acessível in loco, que consiste na adaptação de materiais de estudo e pesquisa necessários à formação acadêmica. Pois, para que os estudantes com deficiência visual tenham acesso às obras utilizadas nos cursos de graduação e pós-graduação é necessário que estejam adaptadas para o formato legível aos softwares leitores de tela.

Reforçamos que o AI tem como prioridade atender as demandas advindas das disciplinas dos cursos de graduação e pós graduação, às quais possuem estudantes com deficiência visual matriculados. Esta prioridade se dá por conta de que os materiais das disciplinas são imprescindíveis para a permanência desses estudantes nos cursos.

Além destes serviços, o AI serve como campo de estágio obrigatório para o curso de Biblioteconomia e, não obrigatório, para os diversos cursos de graduação da UFSC, considerando que todos contribuem com a perspectiva de desenvolvimento da acessibilidade no campo de estágio e em suas respectivas áreas.

Em caso de dúvidas preencha o formulário abaixo: