Tecnologias Assistivas

As seguintes Tecnologias Assistivas estão disponíveis no Balcão de Empréstimos da Biblioteca Central da BU/UFSC para empréstimo a estudantes com deficiência, regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, devidamente autorizadas pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional e habilitadas pelo Setor de Acessibilidade Informacional:

 

Foto do equipamento Nome Funcionalidade
Foto colorida de um notebook cinza, da marca DATEN. Ele está fechado e no centro do equipamento há uma etiqueta com o símbolo universal de acessibilidade, a logo da BU/UFSC e a informação: Tecnologia Assistiva Empréstimo. Notebook Suporte para estudo, exclusivamente de pessoas com deficiência que utilizam softwares leitores de tela para acessar os recursos digitais.
Foto colorida de um tablet tipo Ipad branco sobre sua caixa, também branca. No canto direito da caixa há uma etiqueta colorida com o símbolo universal da acessibilidade, a logo da BU/UFSC e a informação: Tecnologia Assistiva Empréstimo. Tablet Suporte para estudo, exclusivamente de pessoas com deficiência que utilizam softwares leitores de tela para acessar os recursos digitais.
Foto colorida de um reglete de mesa dentro do estojo transparente com o fundo azul. O reglete é de metal com quatro fileiras de celas braille e está sobre a prancheta, que é em madeira com detalhes na parte superior em metal. Ela possui furos próximos as laterais para o encaixe do reglete. Dentro do estojo também está a punção em plástico branco. Na parte da frente do estojo está a logo do fabricante SLMetalumi em tinta cinza e em braille. Reglete de mesa Escrita Braille manual. O conjunto do reglete acompanha uma prancheta de madeira com os encaixes e uma punção de plástico.
Foto colorida de uma lupa eletrônica da marca Aumed sobre a caixa. A lupa é preta e está presa a uma alça de tecido azul. E a caixa é branca com letras escritas em preto e vermelho. Lupa eletrônica Ampliação de imagens e textos com dois níveis de aumento, com a possibilidade de iluminação e função de congelamento de imagem.
Foto colorida de uma máquina Braille da marca Perkins cinza, com as teclas cinzas um pouco mais escuras. Junto com ela há um apagador em madeira. Máquina Braille Escrita em Braille em papel tamanho A4. O equipamento possui 9 teclas, sendo uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso, uma tecla de avanço de linha e 6 teclas correspondente aos pontos.
Foto colorida aproximada de um teclado padrão de computador preto, com cabo USB, e com uma colmeia em acrílico transparente encaixada nele. Teclado com colmeia em acrílico Auxilia na digitação para pessoas com baixa mobilidade. Cada abertura da colmeia coincide com uma tecla do teclado.
Foto colorida de gravador de voz preto da marca Sony, que está sobre seu cabo carregador USB.. Gravador de voz Gravação de áudio para estudo.
Foto colorida de Mp3 player na cor preta, da marca Philips, ao lado de seu cabo carregador USB. Mp3 Reprodução de áudio para estudo.
Foto colorida de uma linha Braille dentro de um estojo aberto. O interior do estojo e o equipamento são pretos e os botões do equipamento são azuis. O cabo do conexão e a fonte de carregamento estão em frente ao estojo. Linha Braille Conexão em computadores para leitura em Braille. Possui 40 Celas Braille sem divisão entre as elas.
Foto colorida de uma lupa de mesa em acrílico transparente, com a borda da lente branca. Na borda está escrito Eschenback Germany, ao lado do logo da marca, seguidos das informações: 10x / 38D / 40. Na parte direita do equipamento há uma etiqueta de empréstimo da biblioteca. Lupa de mesa Alta ampliação de textos e imagens.
Foto colorida de um telescópio apoiado na vertical sobre uma mesa ao lado de seu estojo. Ambos são pretos e o telescópio está com as proteções emborrachadas encaixadas sobre as lentes. Telescópio Ampliação em longas distâncias.

 

Orientações sobre empréstimo de notebook para pessoas com deficiência:

 

A Biblioteca Universitária (BU/UFSC), por meio do Serviço de Acessibilidade Informacional (AI), em conjunto com a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) informam sobre os procedimentos de empréstimo de Tecnologias Assistivas, especialmente de notebooks, para usuários com deficiência. O comunicado foi desenvolvido em parceria com o Serviço de Intérprete de Libras (SEI/UFSC), com tradução de Laís Benedetto e Viviane Barazzutti e edição de Franciane Rodrigues.

 

Leia o conteúdo do informativo na íntegra:

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC, realiza o atendimento de estudantes com deficiência que necessitam de recursos educacionais de acessibilidade e Tecnologia Assistiva para a sua permanência nos cursos de graduação e pós-graduação. Na UFSC, para que os recursos de Tecnologia Assistiva sejam emprestados aos estudantes, é necessário que seja agendado um horário com a equipe da CAE, por e-mail, para que seja identificada a necessidade da tecnologia e posterior encaminhamento ao AI/BU. No entanto, é importante ressaltar que caso o estudante tenha somente a necessidade de empréstimo de notebook, e esse equipamento não se configure como Tecnologia Assistiva, o empréstimo não será autorizado.

Compreende-se por Tecnologia assistiva, todos os recursos e serviços que oportunizam autonomia das pessoas com deficiência a partir do seu uso. É importante salientar que cada condição de deficiência terá indicações específicas de equipamentos ou recursos adequados para a funcionalidade dos sujeitos que as utilizam. Por exemplo, indica-se, quando necessário, o uso de lupas e recursos ópticos para pessoas com deficiência visual. Contudo, estudantes surdos não terão direito ao acesso a notebooks, pois estes não se configuram como Tecnologia Assistiva para tal público.

O Serviço de Acessibilidade Informacional (AI) da Biblioteca Universitária (BU) oferece serviços de acesso à informação em formato acessível, principalmente com a produção de acervo digital acessível. A BU também oferece o serviço de empréstimo de Tecnologias Assistivas, realizado no balcão de empréstimos da Biblioteca Central (BC) com o apoio do AI e da Divisão de Tecnologia, Conteúdos Digitais e Inovação (TECDI). A produção de acervo é direcionada a estudantes com deficiência que utilizam softwares leitores de tela e o empréstimo das Tecnologias Assistivas ocorre a partir das demandas encaminhadas pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), após o acolhimento do estudante com deficiência pela equipe multidisciplinar. Lembramos que a identificação das demandas é feita de forma individualizada de acordo com a condição de deficiência dos estudantes. Por exemplo, a produção de acervo digital acessível e o empréstimo de gravadores, lupas, tablets e notebooks é direcionada apenas aos estudantes que utilizam softwares leitores de tela, isto é, pessoas cegas e/ou pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

As Tecnologias Assistivas são direcionadas a estudantes com deficiência devidamente habilitados para o empréstimo. Para ter direito ao empréstimo o estudante precisa:

  1.  Agendar o atendimento pelo e-mail cae.proafe@contato.ufsc.br para identificação das demandas relacionadas à condição de deficiência junto à Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE). Caso sejam identificadas demandas de produção de acervo digital acessível ou empréstimo de Tecnologias Assistivas (TA), a CAE encaminhará uma Declaração ao serviço de Acessibilidade Informacional (AI) da Biblioteca Universitária (BU/UFSC);
  2.  O AI fará a habilitação do estudante para o empréstimo da Tecnologia Assistiva e/ou acesso ao acervo digital acessível no sistema da BU/UFSC, o Pergamum;
  3.  Depois de habilitado, o estudante poderá fazer o empréstimo diretamente no balcão de Empréstimos da Biblioteca Central da BU/UFSC.

O empréstimo dos equipamentos de Tecnologia Assistiva será realizado de acordo com a condição de deficiência, conforme as demandas identificadas e descritas pela CAE na Declaração e a funcionalidade de cada TA.